Av. Elisio Cordeiro de Siqueira, 311 - Mangalot / São Paulo / SP / Brasil | (11) 3835-8456  
Portuguese English French German Spanish

mestre bimbaO Pai da Regional.

De 1890 a 1937, a Capoeira foi crime previsto pelo Código Penal da República. O simples exercício na rua, dava até 6 meses de prisão. Nesse ambiente tão hostil, as escolas de Capoeira sobreviviam clandestinas nos subúrbios.

Foi para reverter este quadro que o baiano Manoel dos Reis Machado, um angoleiro forte e valente conhecido como Mestre Bimba, inventou uma nova Capoeira.

Teve o cuidado de tirar a palavra do nome da academia que fundou em 1932 em Salvador, o "Centro de Cultura Física e Luta Regional".

Filho de um campeão de batuque, uma espécie de luta-livre comum na Bahia do séc XIX, para fugir de qualquer pista que lembrasse a origem marginalizada da Capoeira, mudou alguns movimentos e eliminou a malícia das posturas do capoeirista, colocando-o em pé.

Criou um código de ética rigido que exigia até higiene, estabeleceu o uniforme branco e se meteu até na vida privada dos alunos.

Para treinar com Mestre Bimba, era preciso provar que estava trabalhando ou mostrar o boletim do colégio. O resultado foi que daí, a Capoeira começou a ganhar alunos da classe média branca. Com tudo isso Mestre Bimba deu ares atléticos ao jogo e atraiu as mulheres, até então excluídas das rodas. E com toda essa dinâmica a Capoeira também se tornou uma eficiente defesa pessoal.

Regulamento da Academia de Mestre Bimba:

Este regulamento foi elaborado para Você e em seu benefício.

Lembre-se que você irá praticar EDUCAÇÃO FÍSICA e adquirir preparo físico básico, mola mestra para a prática eficiente para qualquer esporte. O Mestre BIMBA e seus colegas mais velhos só tem um desejo: torná-lo melhor no prazo mais curto.

1. Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos.
2. Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular.
3. Evite demonstrar a seus amigos de fora da “roda” de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.
4. Evite conversa durante o treino. Você esta pagando o tempo que passa na academia e, observando os outros lutadores, aprenderá mais.
5. Procure gingar sempre.
6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.
7. Não tenha medo de se aproximar do seu oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.
8. Conserve o corpo relaxado.
9. É melhor apanhar na “roda” que na "rua”.

Últimas Postagens - Blog

Arrow
Arrow
Seja bem-vindo ao nosso Blog!
Slider

Contato

Topo